*Mascote publicitário utilizado pela R.J. Reynolds Tobacco Company para sua marca de cigarros Camel.
Há mais de um século, um camelo se tornou o mascote de uma das marcas mais controversas da história: Camel. A história começa em 1913, quando Richard Joshua Reynolds quis criar uma marca de cigarros que enfatizasse o tabaco de origem turca utilizado nos cigarros. Com o animal exótico sendo uma referência óbvia ao Oriente Médio, a escolha estava feita.
Baseado em um dromedário chamado Old Joe, do circo americano Barnum & Bailey, o camelo foi inicialmente ilustrado pelo artista belga Fred Kleesattel — Joe só começou a ter características mais antropomórficas nas mãos do britânico Nicholas Price para uma campanha francesa em 1974.
Já nos anos 80 nasce a versão heterotop de Joe, inspirado pelos looks de James Bond da série de filmes 007. O artista responsável era Mike Salisbury e a intenção da campanha era competir com a Marlboro e sua campanha de sucesso Marlboro Man, que contava com homens “alpha”, uma tentativa de popularizar os cigarros com filtro, que na época eram considerados femininos.
Joe, com seu estilo cool, rapidamente atraiu críticas por supostamente mirar em um público jovem demais. Estudos da época revelaram que crianças tão novas quanto seis anos conseguiam associar o personagem ao cigarro, tornando Joe tão reconhecível quanto Mickey Mouse. A situação piorou quando documentos internos da RJ Reynolds mostraram que a empresa tinha como objetivo aumentar sua fatia de mercado entre jovens adultos, incluindo adolescentes.
Com políticos exigindo a proibição total da publicidade de tabaco, a pressão era grande. Em 1997, Joe Camel foi aposentado, mas o estrago estava feito. Nicholas Price, que jamais imaginou que sua criação seria usada dessa forma, ficou mortificado ao ver seu camelo transformado em símbolo de controvérsia e problemas éticos, chegando a processar a RJ Reynolds por uso indevido de sua obra.
O problema com Joe trouxe por fim o banimento do uso de qualquer cartoon em anúncios de cigarro. A campanha de Joe foi substituída pela campanha What you’re looking for, que voltou a utilizar o camelo simples em suas embalagens.
A recomendação desta semana é Moon Safari, da dupla francesa Air, lançado em 1998.
Este é um álbum que te coloca numa tranquilidade gostosa. La Femme d'Argent abre o disco com um groove suave que desliza pelos ouvidos, enquanto Sexy Boy brinca com a masculinidade idealizada em uma vibe dançante. All I Need e Kelly Watch the Stars trazem leveza, perfeitas para relaxar. Com produção impecável, esse disco ainda soa moderno e relevante, revelando novas camadas a cada ouvida. Um verdadeiro porto seguro sonoro!
Vibe: 🍯 Meloso, 🌌 Atmosférico, 😌 Calmo, 😍 Apaixonado, 🔥 Aconchegante, 💕 Romântico, 🌀 Hipnótico, 🕊️ Tranquilo, 🍁 Brisa, 🌶️ Sensual
Nos EUA, embora escovas de dente já estivessem disponíveis no final do século 19, o hábito de escovar os dentes só se popularizou após a Segunda Guerra, quando soldados que continuaram a escovar os dentes após o serviço militar.
Você chegou ao final da edição!
Se gostou, curta o post! É combustível para mais brisas 🔥
Nos EUA ainda só se escova os dentes 2x no dia, sendo muito raro alguém escovar depois do almoço. 🤷🏻♂️ doideira